Segundo Administração da ilha, caso aconteceu na Praia da Conceição, nesta sexta-feira (18). Homem, de 37 anos, passa bem. Pesquisador Léo Veras disse que animais se aproximam da areia para se alimentar.


Por G1 PE

Praia da Conceição fica em Fernando de Noronha — Foto: Fábio Tito/G1

Um turista, que não teve o nome divulgado, sofreu ferimentos, nesta sexta-feira (18), ao se envolver em um incidente com um tubarão, na Praia da Conceição, em Fernando de Noronha. Segundo a Administração da ilha, o homem foi levado para o Hospital São Lucas com cortes no pé e passa bem.

Ainda segundo o governo local, o homem, de 37 anos, chegou à unidade de saúde da ilha por volta das 18h15. Segundo moradores da ilha, a vítima mora em São Paulo.

Por meio de nota, a administração informou que o paciente chegou "por meios próprios" e relatou ter sido vítima de "um incidente com tubarão".

Ainda de acordo com a nota, a vítima informou que "estava na parte rasa da praia, com água na altura do joelho, quando sentiu um trauma no pé direito".

A administração informou que foram realizados procedimentos de sutura, imobilização e analgesia. Não houve a necessidade de internamento, de acordo com a nota.

Avaliação

Especialista em tubarões em Noronha, o pesquisador Léo Veras foi acionado para avaliar o incidente desta sexta. Segundo ele, o fato aconteceu quando o turista entrou na água, entre 17h30 e 18h.

“Foi na zona de arrebentação com uma profundidade inferior a um metro. Possivelmente, antes do joelho. No meio da espuma, ele deve ter chutado um a boca do animal do tubarão limão”, afirmou.

De acordo com Veras, animais desta espécie se alimentam nessa região, nesse horário. É um clássico. A gente já tem uma boa coleção desse tipo de episódio”.

O pesquisador informou que o incidente não poder ser considerado muito grave. “Pegou cinco dedos do pé e ele passa bem. Deve ter sido um animal pequeno. Foi só a ponta do dente pegando na nos dedos do pé dele”, disse.

Léo Veras informou também que o tubarão-limão se alimenta na beirinha da praia, na zona de arrebentação, porque as sardinhas migram para essa região e ele fica nadando de boca aberta tentando comer.

“Deve ter coincidido com a caminhada da pessoa com o animal de boca aberta. É uma espécie que não tem registro de fatalidade envolvendo humano e, geralmente, são acidentes assim de trombada”, comentou.

Veras explicou que esta é a época em que as fêmeas e os machos se aproximam da Ilha né para o evento da acasalamento e reprodução. “Então, tem muito tubarão na beira da praia”, acrescentou.

Acasalamento

No dia 6 de dezembro, o taxista Giliard Souza fez um registro de tubarões da espécie limão na praia da Cacimba do padre, em Noronha. Foram observados três bichos bem perto da areia. Segundo o estudioso Léo veras, eles estão no período de acasalamento.


Deixe seu Comentário